Home » Blog » Dicas e ferramentas de arte

Dicas e ferramentas de arte

Trago algumas dicas e ferramentas para artistas, tocando em temas como agregadores de imagens/referências, atentar-se aos objetivos profissionais que te inspiram na carreira, gerenciamento de tempo, dicas para sketchbooks e aplicativos de desenho, entre outras coisas. Ele faz parte de uma série de vídeos sobre arte, carreira e motivação do Ahoy Art Study, um grupo de estudos do FB e canal no Youtube:

Meu canal de arte também tem processos de pintura e transmissões ao vivo.

Um resumo das dicas

Pinterest

Um site que agrega imagens, podendo ser usado para diversos fins, desde inspiração até materiais de estudos. Tenho um post com vários “boards” ou pastas que pode servir como base.

PureRef

Indicado pela Luiza McAllister, do estúdio 2Minds, é um programa que te permite jogar imagens diversas o seu computador e/ou da internet numa janelasó – que é intuitiva, minimalista e bem mais prática demexer do que deixar todas as suas referências de desenho abertas no Photoshop, windows explorer, etc. E o custo é “pay what you want,” ou seja, pode ser gratuito.

Conhecer seus objetivos e inspirações na indústria

Aqui é bem simples, né? Pode não ser algo tão intuitivo assim que consideramos a carreira de ilustração/animação/modelagem/etc, mas faz parte do plano entender como os artistas e empresas que admiramos trabalham, até nos detalhes: Como um concept artist inicia seus rascunhos? Por que fases ele ou ela passa até chegar naquela apresentação final bonitona de personagem, criatura ou cenário? Como iniciar o contato com um diretor de arte? Quais são os modelos de contrato e propostas de trabalho que podemos usar como base para montar os nossos documentos – e o quanto antes começarmos a fazer isso, melhor!

Isso nos leva à próxima dica:

Dividir o trabalho em fases

Saber quanto tempo você passa nas fases de rascunho, colorização, lineart, finalização, etc,de cada trabalho é ótimo para começar a ter noção do seu valo de trabalho (assumindo que você trabalhe comum valor/hora, e não só usando tabelas de design e ilustração par ter uma ideia do seu preço.) Na minha opinião, trabalhar por valor/hora é mis justo e preciso para ti e o cliente.

Gerenciamento de tempo

o Toggl é uma das ferramentas que pode te ajudar a marcar exatamente o tempo passado em cada fase de cada projeto, seus estudos, etc.

Carregue um sketchbook

São ótimos para “ideias súbitas,” para carregar em eventos de desenho, desenhar no metrô/ônibus, usar como diário de ideias, sonhos… Também passei uma dica sobre como montar um sketchbook personalizado (e barato!)

Aplicativos de desenho e stylus

Citei o ibis Paint X e o Colors! (que já é um conhecido no meu site e artes.) Há uma infinidade de apps nas stores, e estes podem servir tanto para diversão quanto para a finalização de trabalhos. Tais apps costumam ter layers, ferramentas de seleção, brushes e outros elementos comuns a softwares de pintura para desktops.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *