Home » Blog » Desenho para iniciantes

Desenho para iniciantes

Trago algumas dicas e ferramentas para desenhistas (por hobby ou carreira!) iniciantes, tocando em temas como agregadores de imagens/referências, atentar-se aos objetivos profissionais que te inspiram na carreira, gerenciamento de tempo, dicas para sketchbooks e aplicativos de desenho, entre outras coisas.

Ele faz parte de uma série de vídeos sobre arte, carreira e motivação do Ahoy Art Study, um grupo de estudos do FB e canal no YouTube:

Também tenho vídeos das minhas pinturas digitais, onde dou dicas e falo sobre minha técnica e softwares.

Um resumo das dicas

Pinterest

Um site que agrega imagens, podendo ser usado para diversos fins, desde inspiração até materiais de estudos. Tenho um post com vários “boards” ou pastas que pode servir como base.

Use-o para acumular referências de ilustrações que te inspiram, objetos reais que você costuma desenhar, pessoas, cabelos, e consulte-o sempre que precisar. Você pode até montar um board com seu portfólio nele, e ver os outros compartilharem — mas coloque os links das suas redes ou portfólios nas fontes de cada imagem!

PureRef

Com ele, você tem uma janela onde pode jogar as imagens de referência e estudo que usa enquanto desenha.

Indicado pela Luiza McAllister, do estúdio 2Minds, é um programa que te permite jogar imagens diversas o seu computador e/ou da internet numa janela só – que é intuitiva, minimalista e bem mais prática de mexer do que deixar todas as suas referências de desenho abertas no Photoshop, windows explorer, etc. E o custo é “pay what you want,” ou seja, pode ser gratuito.

Bom para pegar, por exemplo, as imagens que você selecionou no Pinterest e jogar nessa janela única, que pode ser salva e aberta depois, mostrando as imagens do mesmo jeito que você arranjou da primeira vez.

Conhecer seus objetivos e inspirações na indústria

Aqui é bem simples, né? E serve para os artistas que querem seguir carreira na área.

Pode não ser algo tão intuitivo assim que consideramos a carreira de ilustração/animação/modelagem/etc, mas faz parte do plano entender como os desenhistas e empresas que admiramos trabalham, até nos detalhes: Como um concept artist inicia seus rascunhos? Por que fases ele ou ela passa até chegar naquela apresentação final bonitona de personagem, criatura ou cenário? Como iniciar o contato com um diretor de arte? E o que é um(a) diretor(a) de arte? O que você precisa estudar para trabalhar ilustrando os personagens de Legue of Legends, ou da Blizzard, ou das cartas de Magic: The Gathering?

Também há as perguntas mais focadas em administração de negócios, no caso dos artistas freelancers:

Para ser ilustrador(a) freelancer é necessário ter empresa? Eles usam nota fiscal? Como? O que fazer quando o cliente não quer pagar? Quanto cobrar? Quais são os modelos de contrato, orçamento e propostas de trabalho que podemos usar como base para montar os nossos documentos?

Isso nos leva à próxima dica:

Dividir o trabalho em fases

Saber quanto tempo você passa nas fases de rascunho, colorização, lineart, finalização, etc, de cada trabalho é ótimo para começar a ter noção do valor do seu trabalho (assumindo que você trabalhe comum valor/hora, e não só usando tabelas de design e ilustração para ter uma ideia do seu preço). Na minha opinião, trabalhar por valor/hora é mais justo e preciso para você e o cliente.

Isso também te ajuda a detectar em quais partes do desenho você passa mais tempo – se é “rascunhando”, finalizando, ou até corrigindo erros.

Gerenciamento de tempo

o Toggl é uma das ferramentas que pode te ajudar a marcar exatamente o tempo passado em cada fase de cada projeto, seus estudos, etc.

Carregue um sketchbook

São ótimos para “ideias súbitas,” para carregar em eventos de desenho, desenhar no metrô/ônibus, usar como diário de ideias, sonhos…

Também passei uma dica sobre como montar um sketchbook personalizado (e barato!), comprando o pacote de folhas desejado, ou seja, do sulfite comum às gramaturas que você desejar, e encadernando numa gráfica. É assim que ando montando os meus, e fica bem mais barato do que comprar os de marcas famosas.

sketchbook barato

Aplicativos de pintura digital e stylus

Citei o ibis Paint X e o Colors! Há uma infinidade de apps nas stores, e estes podem servir tanto para diversão quanto para a finalização de trabalhos. Tais apps costumam ter layers, ferramentas de seleção, brushes e outros elementos comuns a softwares de pintura digital para desktops.

Ultimamente experimentei o Procreate e gostei bastante, também.

Mais uma sugestão gratuita e fantástica que não mencionei no vídeo: O Krita!

Bônus: Pincéis de Photoshop gratuitos

Pacote de brushes básicas free para Photoshop

anebarone - pincéis de photoshop para pintura digital

Separo um tempo para estes artigos, “freebies” e projetos pessoais graças aos apoiadores no Patreon e às vendas em minhas lojas, como o Colab55 e o Ko-fi. Obrigada a todos(as) que me acompanham!

Mais dicas de arte

Como aprender a desenhar?

Como desenhar fogo?

Pintando cor e luz

Conheça meu Patreon

Na minha campanha do Patreon, ofereço para os apoiadores versões em alta resolução das artes, além de bônus ocasionais como .psd, mais dicas, versões 18+ de alguns desenhos, e vídeos de pintura.

Banner da campanha do Patreon
Meus apoiadores são uma grande motivação para lançar os artigos deste site, vídeos e pintura, dicas e projetos pessoais. Muito obrigada!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *