Home » Blog » Estudos, Dragon Age e James Gurney

Estudos, Dragon Age e James Gurney

James Gurney é o escritor e ilustrador por trás de Dinotopia, um romance dos anos 90 onde dinossauros e humanos convivem juntos. 

Ele também tem livros de teoria da arte, e um deles é o Color and Light – A Guide for the Realist Painter, onde mais de 200 páginas focam no estudo e aplicação de cor e luz, seja na reprodução de uma cena real ou criação de algo fictício que fique convincente.

Color and Light James Gurney Cover

Color and Light – A Guide for the Realist Painter

Na minha opinião, o livro não precisa de uma leitura linear, é só consultar cada um dos tópicos individualmente, de acordo com seus estudos.

Estes tópicos variam entre estudos de luz noturna, luz de velas, diferenças entre aquarela e tinta acrílica, luz difusa num dia nublado (pois é, bem específico)…

golden hour lighting
Preview do livro na Amazon, com as páginas sobre por do sol e alvorada.

E é aqui que chegamos nas minhas pinturas, pois eu sempre me vejo consultando este livro para alguma coisa.

Dessa vez estou trabalhando numa ilustração do Dragon Age: Inquisition (jogo sobre o qual falarei bastante nos próximos posts!)

Estou nos estágios iniciais, fazendo miniaturas com esquemas de cores e iluminação diferentes, como mostrado abaixo.

Color study for a dragon age inquisition illustration
Fases da pintura.

Lei do desapego

Se algum esquema de cores não funciona muito bem, tento deixar de lado e começar tudo de novo. Por isso esses estudos costumam ser feitos em resolução pequena.

Também estou com uma pasta cheia de fotos de masmorras, tochas, cenários noturnos e tudo que pode me… Dar uma luz 💀 em como continuar a pintura.

Frequentemente temos vontade de desenhar algo “de cabeça.” Pode dar a impressão que a arte fica mais genuína, ou até que usar referência é uma forma de trapaça. Mas o uso adequado das referências variadas (o que é bem diferente de copiar descaradamente) é importante.

Mesmo os artistas experientes, que podem ter abandonado o uso delas, só o fizeram porque passaram muito tempo praticando a observação das coisas.

Enfim, isso é um assunto que rende muita discussão, então deixo o resto dessa monografia para outro post.

Minhas outras dicas de arte e pintura

Site do artista e escritor James Gurney.

O blog dele tem artigos e dicas úteis para ilustradores, em inglês.


Post date:

,

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *