Home » Dicas e Tutoriais » Como desenhar fogo

Como desenhar fogo

Eu estava estudando como desenhar fogo com lápis e decidi reunir algumas imagens e anotações numa imagem só. Usei grafites Faber Castell B e 6B nos desenhos.

Tradução

Desenho da vela: mostro um gradiente muito sutil que pode ser aplicado às chamas, sumindo à medida em que o traço chega perto do pavio. Abaixo dela, mostro como uma das opções para mostrar objetos em chamas (como a silhueta de uma tocha, por exemplo), lembra o desenho de pelos ou cabelo.

As tochas: Mostro aqui (desenho da esquerda) mais uma sugestão de como desenhar uma tocha acesa. Há um problema, porém: As chamas foram desenhadas de maneira muito uniforme e definida – e ficaram parecidas com uma bandeira ou pano!

Sendo assim, mostro estes três desenhos em estágios diferentes de finalização, que podem ser observados de acordo com o nível de estilização do seu desenho.

  1. É bem simples, mas a forma desenhada já tem mais quebras e variações;
  2. Estou usando o peso da mão para variar a grossura do traço que define as chamas. Também há quebras nas linhas para mostrar as labaredas. Usando as linhas parecidas com pelo/cabelo, faço a silhueta da tocha em chamas;
  3. Usei uma borracha para criar a forma das chamas + um guardanapo (pode ser um esfuminho) para esfumar o topo das chamas, fazendo o mesmo degradê do exemplo da vela.

Só lembrando: Não usem a mão em desenhos que precisam de melhor acabamento. O óleo da mão pode estragar a arte. Vários desenhos antigos meus, com o tempo, ficaram com marcas claras dos dedos onde usei-os para esfumar o grafite.

E copiem fotos de fogo! Vi no Google bastante exemplos de tochas e velas, e mesmo passar um tempo só observando ou rabiscando algo a partir das fotos, sem preocupação com refinamento, pode ajudar a entender como reproduzir no papel o movimento do fogo.

Converter a foto que você vai estudar para tons de cinza também ajuda. Preste atenção em quais partes das chamas estão esfumadas, onde estão os degradês e qual é a silhueta do fogo, antes de começar.

E, se quiser, mostre seus resultados nos comentários!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *