Home » Blog » Estudos, Dragon Age e James Gurney

Estudos, Dragon Age e James Gurney

Color and Light James Gurney Cover

Estudos Novos, Dragon Age e James Gurney

Calma aí. O que todas essas coisas tem a ver? Vamos lá:

James Gurney é o escritor e ilustrador por trás de Dinotopia, um romance dos anos 90 onde dinossauros e humanos convivem juntos. Uma das publicações dele é o Color and Light – A Guide for the Realist Painter, onde mais de 200 páginas focam no estudo e aplicação de cor e luz, seja na reprodução de um objeto ou cena existente ou na criação de algo fictício que fique convincente. O livro não pede uma leitura linear, é só consultar cada um dos tópicos individualmente, de acordo com seus estudos. E estes tópicos variam entre estudos de luz noturna, luz de velas, diferenças entre aquarela e tinta acrílica, luz difusa num dia nublado (pois é, bem específico), o que acontece no por do sol… 

Abaixo, a preview do livro na Amazon, com as páginas sobre por do sol e alvorada:

golden hour lighting

Enfim, e é aqui que chegamos nas minhas pinturas, pois eu sempre me vejo consultando este livro para alguma coisa. Dessa vez estou trabalhando numa ilustração sobre o Dragon Age: Inquisition (sobre o qual falarei bastante nos próximos posts!), mas ainda estou nos estágios iniciais, fazendo miniaturas com esquemas de cores e iluminação diferentes, como mostrado abaixo. Aqui, funciona a lei do desapego mesmo: Se algum esquema de cores não funciona muito bem, é recomendado deixar de lado e começar tudo de novo. Por isso esses estudos costumam ser feitos em resolução pequena. Também estou com uma pasta cheia de fotos de masmorras, tochas, cenários noturnos e tudo que pode me… Dar uma luz (badum tss) em como continuar a pintura.

Frequentemente temos vontade de desenhar algo “de cabeça.” Pode dar a impressão que a arte fica mais genuína, ou até que usar referência é uma forma de trapaça. Mas o uso adequado das referências variadas (o que é bem diferente de copiar descaradamente) é a chave para uma ilustração mais precisa. Mesmo os artistas experientes, que podem ter abandonado o uso delas, só o fizeram porque passaram muito tempo praticando a observação das coisas. Enfim, isso é um assunto que rende muita discussão, então deixo o resto dessa monografia para outro post.

COlor study for dragon age inquisition illustration - anebarone

James Gurney – Site pessoal do artista e escritor.

Seu blog – com muitos artigos e dicas úteis para ilustradores.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *