Home » Dicas e Tutoriais » Progresso | Fanart de Dragon’s Dogma

Progresso | Fanart de Dragon’s Dogma

Alguns passos do meu processo de pintura

Vim compartilhar com vocês um pouco do meu processo de pintura digital para uma fanart do jogo Dragon’s Dogma. Esta é uma pintura inacabada.

Atualização: A ilustração final já está no portfolio! 😀

Primeiro, tirei várias capturas de tela do jogo (para poder desenhar as armaduras dos personagens) e pesquisei referências para as poses e atmosfera geral da ilustração.

Vi muitas imagens de Pietás, que são aquele arquétipo de arte com o filho (Jesus) morto no colo da mãe (Virgem Maria).

Cada área das referências que marquei com uma cor representam o que me inspira em cada referência.

Começo com um esboço base tradicional com grades de perspectiva e posiciono os personagens. A perna esquerda da Arisen, a personagem caída, parece fora da perspectiva. Continuo a pintura mesmo assim, mas teria sido melhor corrigir essa perspectiva, ou foreshortening, o quanto antes.

Outras dicas de pintura e desenho digital.

Dragons dogma art

Estabelecendo os tons de cinza. Também experimentei com o fundo um pouco.

Dragons dogma painting progress

Aqui eu começo a selecionar cada elemento na pintura e uso os gradient maps do Photoshop para criar um esquema geral de cores.

Painting in progress

Nesta última imagem estou perto do ponto em que pauso a pintura para revisar todos os problemas. Usei referências para as poses de ambos os personagens, mas eles estavam em fotos diferentes e eu não fui capaz de fazer parecer que eles estão no mesmo plano. O Robert Chang / Lunatique, dos fóruns CGTalk chama isso de “frankensteining”.

Também recebi algumas críticas maravilhosas no Conceptart.org. Estes dois links podem ajudar alguém que está “brigando” com problemas semelhantes em suas pinturas.

Como usar referencias para pintura digital

Peguei estas imagens em baixa resolução para mostrar outro exemplo: Estou pintando dois personagens numa mesma cena, mas estou usando como referência uma pessoa da primeira foto, e outra pessoa da segunda.

Só que a cor dominante do ambiente e a intensidade e direção da luz são bem diferentes, então você vai precisar ou ver referências novas, ou ter um bom domínio de perspectiva/teoria da cor/etc para conseguir fazer os dois personagens conviverem realisticamente numa ilustração só.

Pior ainda quando as referências estão vistas sobre ângulos diferentes, ou níveis diferentes da abertura do diafragma da câmera.

Atualização: A ilustração final está no portfolio! 😀

Mais dicas de arte

Como aprender a desenhar?

Como desenhar fogo?

Pintando cor e luz

Conheça meu Patreon

Na minha campanha do Patreon, ofereço para os apoiadores versões em alta resolução das artes, além de bônus ocasionais como .psd, mais dicas, versões 18+ de alguns desenhos, e vídeos de pintura.

Banner da campanha do Patreon
Meus apoiadores são uma grande motivação para lançar os artigos deste site, vídeos e pintura, dicas e projetos pessoais. Muito obrigada!

Post date:

,

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *