Home » Blog » Como aprender a desenhar | Perguntas de arte

Como aprender a desenhar | Perguntas de arte

Recebi no Tumblr ask uma pergunta sobre como aprender a desenhar, e trouxe para cá.

captura de tela de uma pergunta sobre como aprender a desenhar. Texto abaixo.

Transcrição

Olá, primeiro quero dizer que adoro seu trabalho em todos os aspectos, desde o processo de construcao ate a finalizacao.

Segundo que tenho uma duvida muito comum e frequente: começar a desenhar. Por onde e como.

Penso em iniciar fazendo formas básicas de círculos a cubos e depois seguir para anatomia básica para definir uma base e poder seguir em frente, mas me sinto inseguro quanto a ser esse o caminho exato a se seguir. Teria alguma luz? Obrigado desde já e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

Resposta

Oi anon, obrigada pelo comentário!

É sempre bom ir estudando e incorporando fundamentos de desenho nas suas artes, desde as de ‘hobby’ e diversão até os seus trabalhos ais finalizados e profissionais.

É algo pra carregar pelo resto da vida, mas muito importante no começo, para evitar insistir em alguns erros futuros. A aproximação das caixas e depois anatomia é boa.

O que são fundamentos?

São princípios, ou a base do desenho. Como composição, cor, luz e sombra, anatomia, linhas, formas e perspectiva.

Sugestões

Se o seu inglês ou espanhol estiver afiado, o Draw a Box tem lições gratuitas que seguem uma ordem muito boa de aplicação, e que na minha opinião não fica tão monótona ou que parece não ter propósito.

Ver a ordem das lições e imagens de cada exercício já pode te dar uma luz sobre quais tópicos seguir, e para quais coisas eles servem a longo prazo.

O final deste post tem referências de mestres que falam português, também.

Exercício simples

Você pode fazer estudos de texturas ao seu redor.

Exemplo: Copiar por observação como é a textura do casco de uma árvore, escamas de peixe, um tecido. Seja foto ou real. Sem aplicar a nenhum objeto (a tal árvore, peixe, etc) a princípio, só desenhar o que você vê dentro de um quadradinho.

Não é para “ficar bonito”, perfeito, etc. Penso nesse exercício como um treino de observação para soltar a mão e se divertir um pouco no processo.

Avançando no exercício

Depois, você pode ir aplicando essas texturas em objetos dos seus desenhos.

Um desenho antigo

Neste desenho antigo eu estava nessa fase de estudar texturas e quis aplicar tudo numa coisa só: Uma textura de parede no muro, uma coluna.

E meio que dá para reduzir todo o cenário em objetos geométricos — a coluna é um cilindro, o arco da porta não tem detalhes, etc.

Tive vários problemas para pintar esse, e demorei bastante, então eu me recomendaria (risos) fazer algo com menos elementos, como desenhar o mouse do computador, uma garrafa, uma mão sozinha. Sem uma pessoa inteira.

Meu objetivo era desenhar alguém num cenário em perspectiva, então eu estudei um pouco de 1 e 2 pontos de fuga, e também como aprender a desenhar objetos na mesma perspectiva.

Pintura digital BEM antiga que eu fiz porque estava cansada de estudar sem ter “algo bonito” pra mostrar.

Quanto mais coisas a pintura tiver, pode ser mais divertido, mas também pode ser frustrante se ver tendo que solucionar tanta coisa.

Imagine pintar logo de cara alguém de armadura, capa, em cores, numa floresta, de noite, tem um castelo ali no fundo, uma grade… Cada coisa dessas é uma área muito ampla de estudo. Completamente dominável, mas pode intimidar iniciantes ou desencorajar.

Aí fica a seu critério fazer algo mais simples e em tons de cinza, por exemplo, ou uma dessas pinturas “épicas” e cheias de coisa.

Pedir críticas

Outra sugestão é postar o andamento da pintura em grupos de críticas de arte.

Tem o 2Minds no FB, tem o meu grupo de arte do FB (e um discord de arte novo), tem o Art Hacker, em inglês… são vários.

Aí tudo que o pessoal apontar você para um tempo e estuda, depois volta na pintura.

É possível que você sinta que tudo que você fizer vai receber uma enxurrada de críticas sem percepção de evolução.

Mas aí você compara com os trabalhos antigos e vê como está avançando.

A lei do desapego ajuda

Recomendo não se apegar muito a detalhes ou ficar muitas horas refinando uma coisa só, caso o processo não esteja divertido.

Aquela sensação de desenhar algo por horas, sentir que tudo saiu “errado” mesmo assim, querer desistir…

É um sentimento bem comum, aí recomendo focar numa coisa só do desenho e refazer em outra folha ou outro arquivo novo. Vale começar outro desenho, também, com um escopo menor.

Se você se frustrou desenhando um personagem num cenário, pode tentar fazer só a parte que te frustrou mais. Foi uma roupa? É a textura da roupa? É a perspectiva de tudo?

Só o exercício de olhar para o desenho e identificar o que te incomoda mais (sem cair em afirmações vagas e amplas como “está tudo errado, feio”, etc) já ajuda MUITO. Até para pedir críticas e para ajudar a traçar seu futuro nas artes 🙂

Se você ver que está há mais de 20 minutos desenhando a mesma unha para acertar a perspectiva ou pintando o olho, provavelmente é melhor parar e ir desenhar varias mãos e olhos simplificados, depois pintar só em tons de cinza, depois cores… aí voltar na sua pintura.

Dividir problemas e tarefas grandes em pedaços menores

O propósito disso é dividir a coisa na qual você tem dificuldade em áreas menores e estudar cada uma delas, depois reaplicar na sua arte e ver se ajudou), esteja pronto pra apagar o corpo e recomeçar a qualquer momento, ou refazer a perspectiva toda, ou enjoar e começar outro desenho, etc.

Alguns estudos

Podem copiar, melhorar, e fazer trabalhos derivados em cima desses estudos meus a seguir. Peço para mencionarem esta página, eu ou meu site caso postem algo online. Obg!

Podem me marcar nas redes para mostrar seus estudos ou conversar sobre este post, também!

pencil drawings of asaro heads
Vários desenhos de cabeças. Pesquisem ‘asaro heads’ para conhecer esse modelo de cabeça mais geométrico e angular.

Recomendo DEMAIS o estudo de asaro heads, assim como pensar nelas sempre que for desenhar uma cabeça realista. Elas ajudam a decidir o sombreamento, pontos principais da face, os planos da face, ajudam a pensar na simetria, proporções, etc.

pintura digital de mão
Aqui eu passei bastante tempo estudando cor e sombreamento, mas os dedos estão pequenos: Faltou desenho básico, os exercícios com caixas, proporção, etc.
Mais alguns estudos de mão em perspectiva e poses mais dinâmicas. Se “desse errado”, eu fazia de novo
drawing of a wounded man, sitting
Neste aqui, o calcanhar é quase um cubo. Dá para perceber? Eu tinha estudado umas coisas de perspectiva, gesto e anatomia e quis ver tudo num personagem só.
step-by-step drawing of a fire torch
Passo-a-passo desde um fogo mais simples até outro com mais textura. Todos servem para algum tipo de desenho, dependendo do estilo desejado.

Esse desenho logo acima veio do meu tutorial sobre como desenhar fogo.

little dorrit pencil drawings
Curto pausar cenas de algum filme ou série e ir desenhando aleatoriamente, também (esses aí são de Little Dorrit)

Use referências

Use referências sempre, tb.

Traçar por cima não ajuda na hora de fazer a sua pintura original (e nem é ético dependendo do caso), mas ajuda na hora de fazer estudos.

Literalmente pegar umas 10 fotos e traçar por cima, ver como os músculos se sobrepõem, desenhar caixas, esferas e cilindros em perspectiva em cima dos corpos, etc.

Sugestões de referências

Exemplos de configurações diferentes de câmera e como elas afetam um retrato, seja fotográfico ou desenhado. Fonte e imagem com mais exemplos

Gosto mto de estudos de ‘foreshortening’ tb, que são corpos em perspectiva mais exagerada.

Alguns conceitos de fotografia também podem te ajudar, como o ângulo de abertura da lente (que influencia a perspectiva toda da imagem, por isso que tem uns retratos de pessoas cujo rosto parece super fino e achatado, ou enorme e distorcido tipo na perspectiva de olho de peixe). A foto acima é um exemplo disso.

Aula bem completa do Steve Huston desenhando cabeças. Está em inglês.

Como ele cobre muita coisa, também pode intimidar, mas é o tipo de material que dá para visitar de tempos em tempos e sempre aprender algo novo.

Mais fontes úteis

Todos os vídeos e lives da Sulamoon (🇧🇷)

Marco Bucci

As aulas do Ricardo Yamaguchi (🇧🇷)

Vídeos do Proko: Estudo de anatomia e sombreamento

Os livros e material de arte do Andrew Loomis, Glenn Vilppu e Mike Mattesi.

Tenho mais umas dicas para iniciantes

Dicas de pintura de cor e luz, mais algumas referências para desenho de anatomia e recomendações e o resto dos meus guias/tutoriais

(e o meu jabá:)

Patreon (hi-res sketches, art insights and more ♥)

Anebarone's art patreon campaign banner
Patreon is a big motivator for my personal work, studies, creating characters and stories, tutorials, and pretty much everything art-related that I do. ✨ Thank you!

Deixe uma pergunta

Tumblr ask

• Também é possível deixar perguntas no meu email ou aqui nos comentários mesmo.


Post date:

,

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *