Home » Blog » Dicas de Pintura de Retrato Realista

Dicas de Pintura de Retrato Realista

Separei algumas dicas de pintura de retrato realista, usando alguns retratos de personagens meus como exemplos. A linguagem é mais casual, pois é um compilado de dicas que fui soltando em redes sociais.

Os retratos são um trabalho que durou alguns meses. Selecionei uns personagens (são de um projeto que chamo de Butterflies) e quis desenvolver como exemplos para o portfolio, pensando em trabalhos de ilustração para para estúdios, cardgames, jogos e projetos indies, etc.

O primeiro personagem é o Chew.

Comparação de uns traços do rosto “liso” até com uns sinais de vida/estresse, tipo acne, sujeira da oficina, suor, e o óculos:

Gif process showing different features in Chew's portrait.
Smooth – acne – sweat – glasses

Como desenhar o mesmo personagem várias vezes?

Uma ideia´é pensar em algo sequencial, tipo quadrinhos — onde você tem que desenhar o mesmo boneco várias vezes respeitando as proporções, personalidade, etc.

Planejar bem e intencionalmente cada proporção e característica do rosto do personagem pode te ajudar a se acostumar com as características e as posicionar melhor no rosto.

Comecei com uma vista ortográfica, assim:

4 Chew head sketches.
Getting used to facial features and angles

E desenhei este cara muitas, muitas vezes.

Você começa com um desenho frontal, traça linhas horizontais de guia em áreas chave (onde acaba e começa o nariz? orelha? centro do olho?  cabelo? O boneco tem narigão? Olho grande?) aí desenha perfil de lado,  depois um perfil 3/4.

Não precisa ficar super super certinho, mas foi o que me ajudou a  enxergar as coisas em 3D sem precisar literalmente modelar o personagem no  Blender.

Exemplo q fiz para uma mulher da história, a Yara:

Chew and Yara pose and features sketches.
Exploring my characters’ personalities and features.

Ela tem vários rascunhos com o rosto em ângulos diferentes, e rascunhos ainda mais rudimentares com ideias do formato do cabelo dela, proporções dos olhos, etc.

A partir daí tu vai estudar fundamentos do desenho que nem UM DOIDO DESCABELADO NO MATO MALUCO ABUBLÉ UGA BUGA

Método Loomis

Recomendo o método Loomis. Andrew Loomis é um ilustrador e instrutor que tem vários materiais bons para iniciantes. É simples, direto, e os livros dele podem ser baixados gratuitamente com uma busca rápida no google. Este site, por exemplo, tem alguns livros dele que estão em domínio público.

Anatomia com o Proko e Steve Houston

Os vídeos do Proko (Youtube) sobre desenhar cabeça com o método loomis são bons.

Também recomendo memorizar os detalhes de proporções, tipo como que uma orelha se alinha com relação aos olhos.

O Steve Houston tem um vídeo espetacular (em inglês) também:

Pedir Críticas – Discords e grupos

⭐ Recomendo pedir crítica em fóruns especializados que deem uma aproximação profissional, pra checar os fundamentos mesmo.

Os que uso são o Discord de arte do Paul Scott Canavan, ou Discords de arte brasileiros como o da Revo.

Tenho um Discord de arte também, e estamos com um canal liberado para pedir críticas.

Anatomia, luz e sombra

Depois que a cabeça estiver desenhada certinha, com a ‘lineart’, ou as linhas do rascunho marcando certinho as proporções e pontos importantes, aí entra a parte de pensar em luz e sombra.

O que são Asaro heads?

pencil drawings of asaro heads
Alguns exemplos de asaro heads.

Recomendo ver o que são e como estudar as “asaro heads.” Essas cabeças de Asaro são um manequim com os planos da face bem aparentes. O conceito foi desenvolvido pelo artista plástico John Asaro, e hoje é fácil encontrar tanto manequins reais físicos para compra, ou modelos 3D que você pode posicionar em diferentes ângulos e checar como referência.

Há muitas referências de fotos dessas cabeças com diferentes iluminações na internet, também.

Pintura de retrato - rascunho com planos da face similares a uma cabeça asaro
Fiz uma nova camada em cima de uma versão do retrato e desenhei algo parecido com uma asaro head, pensando nos planos da face e em como manter as alturas e proporções simétricas.

Encerrando

Para pintar e finalizar sua arte, recomendo guias sobre como pintar luz e cores e detalhamento de materiais (pele, metal, boca, olho.)

É um processo que pode ficar MUITO frustrante, pois envolve muita muita coisa e matérias diferentes Aanatomia, luz, cores, etc) pra estudar, não é fácil. Tanto que o projeto do Chew demorou ao todo 6 meses, se for para contar todos os desenhos que fiz dele (de corpo inteiro, rascunhos, cenas), mais a arte finalizada do retrato.

Aí, finalmente, pulei toda a parte do cabelo do retrato finalizado — fiz algo quase sem estudar novas referências, pois não queria passar mais tempo no retrato.

Então respira fundo e calma auehauhe.

Se tudo ficar excessivo e parecer impossível, não há como errar estudando 1 matéria ou item por vez. Ou seja, parar um pouco e estudar proporções, por exemplo (Loomis, desenhar varias  cabeças — e até corpos — sem detalhar, mas prestando atenção nas medidas e relações dos elementos).

Ou então desenhar várias asaro heads para memorizar os planos da face. Outra ideia é copiar objetos pequenos tipo um pedaço de gelatina, um brigadeiro, uma pedra.

O que todos estes exercícios tem em comum é que são porções pequenas de algo que você pode aplicar numa pintura maior depois.

Bons estudos!

Mais dicas de arte

Conheça meu Patreon

Na minha campanha do Patreon, ofereço para os apoiadores versões em alta resolução das artes, além de bônus ocasionais como .psd, mais dicas, versões 18+ de alguns desenhos, e vídeos de pintura.

Banner da campanha do Patreon
Meus apoiadores são uma grande motivação para lançar os artigos deste site, vídeos e pintura, dicas e projetos pessoais. Muito obrigada!


Post date:

,

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *